25/10/2010

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Pelo segundo ano consecutivo Batatais participa de mostra cinematográfica de animação internacional.

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris (três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere). Essa projeção foi à primeira exibição pública de desenhos animados no mundo.

O Dia Internacional da Animação é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA, contando com a parceria da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA. Em 2010, na sétima edição da mostra nacional e nona mundial, o Dia Internacional da Animação será realizado em mais de 400 cidades brasileiras, em todos os estados e simultaneamente em 30 países. É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias próximos ao evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

É uma oportunidade única para conferir curtas de animação que dificilmente serão exibidos em emissoras de TV e cinemas.

Em Batatais o evento ocorre no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani contando com um diferencial do evento nacional: a apresentação de uma peça teatral do Grupo Plenitude. O Dia da Animação irá coincidir com o tradicional projeto Cultura de Quinta, e dessa forma os eventos somaram forças e além da exibição das animações será encenada a peça “Animus”.

“Animus” quer dizer “dar vida”. Daí deriva a origem da palavra animação, onde desenhos, bonecos, massinha, ganham movimento, expressões, sentimentos, enfim vida. A peça é composta por dois esquetes encenados entre a mostra nacional e internacional. O estudo do movimento é a base do espetáculo e casa perfeitamente com a coletânea de animações selecionadas para a mostra. Nela veremos os corpos dos atores dando vida as ações, cenários e todo o conjunto do espetáculo. Na segunda parte confrontaremos os dramas e vicissitudes de um famoso personagem de desenhos animados que entre lamurias e reclamações diverte a todos mostrando que a vida dos desenhos não é tão animada assim.

Os curtas internacionais contam com produções de Portugal, EUA, Egito, Indonésia, Africa do Sul, e até o cômico “Ooga Booga Samba Mamba” de Vaibhav Kumaresh realizado em 2007 na Índia.

A mostra nacional de animações está impecável com destaque para o curta “Como comer um elefante” de Jansen Raveira, além dos vencedores do Animamundi “O Divino, De Repente” de Fábio Yamaji e “Eu queria ser um monstro” dirigido por Marão.

Como no ano passado a mostra se estende até o final de semana com a realização no sábado da 2° Estação Animada a partir das 17 horas no sábado (dia 30), realizada pela Associação Estação Cultural. O evento voltado para crianças de todas as idades contará com a exibição de curtas de animação da mostra infantil, além de oficinas de animação stop-motion, zootrópio, exposições, entre outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário