14/01/2011

Batatais recebe a exposição “Mãos que Trabalham”


Ofícios femininos, como costura e bordado, podem ser vistos nas imagens da exposição realizada pela Secretaria de Estado da Cultura
A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Prefeitura de Batatais, Associação Estação Cultural e Convivium Slow Food Campo Lindo, realiza neste mês na cidade uma exposição sobre os ofícios realizados pelas mulheres ao longo dos séculos. A mostra aberta nesta sexta-feira (14), no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis, localizado na Estação Cultura Editor José Olympio, demonstra por meio de imagens a cultura produzida pelas mulheres e transmitida de geração para geração.
Produzida pelo Memorial do Imigrante, a mostra é baseada na tese de doutorado da socióloga Wanda Maleronka, a exposição “Mãos que Trabalham – Artes e Ofícios Femininos” demonstra que os vestígios sobre as atividades desenvolvidas pelas mulheres ao longo da história são poucos e dispersos e que os relatos não passam de pontos fragmentados da experiência feminina.
A maioria das evidências sobre as atividades femininas é relacionada ao trabalho têxtil e de agulha. No Brasil colônia, essa tendência era observada tanto nas classes mais abastadas quanto nas mais humildes. As confecções para uso pessoal, doméstico e decoração eram criadas por mulheres, e a habilidade e conhecimento eram transmitidos entre as gerações. A exposição revela que as mulheres são produtoras de cultura, ainda que nem sempre reproduzida de forma linear e pela palavra.
Ao todo, a mostra apresenta 12 banners, com fotos das roupas, chapéus, flores e outras peças que enfeitavam os vestuários femininos no século 19. Com destaque para as costuras, bordados, rendas, confecção de chapéus e instrumentos de trabalho, a exposição itinerante ressalta o nome das antigas profissões, como o ofício de chapeleira. “Em 1998, a mostra atraiu um grande público e a maioria dos objetos expostos era do acervo do Memorial, doados por mulheres imigrantes e muitos deles produzidos por essas artesãs”, comenta Wanda Maleronka.
Em Batatais a exposição recebe acréscimo de peças e instrumentos de artesãs locais, colocando o município no contexto da mostra. Historicamente a cidade tem uma tradição no ramo têxtil e a mostra pode nos fazer refletir ainda mais no contexto feminino nos aspectos econômicos, culturais e políticos na cidade.
Todos nós temos no contexto familiar a cultura dos bordados da avó, do crochê da tia, do tricô da prima, etc. Agulhas, linhas e tecidos fiaram por séculos não somente roupas e enxovais, mas cozeram as angustias, alegrias, e todas as nuances do universo feminino.
Por muito tempo essas atividades não eram consideradas sequer como trabalho. Eram enquadradas como ação do cotidiano doméstico, não garantido a estas mulheres renda ou mesmo garantia de futuro.  Hoje em dia essa produção artesanal ganha valor de mercado com peças únicas, muitas vezes ganhando o seu valor real: o de obra de arte. 
“Mãos que Trabalham” fica em cartaz até o dia 11 de fevereiro e a entrada é gratuita. O museu está localizado na Estação Cultura Editor José Olympio, na praça Dr. Antônio Teodoro de Lima s/nº, no bairro Castelo.

Um comentário:

  1. Vamos conhecer um pouquinho desse universo feminino tao presente na nossa cidade!!

    ResponderExcluir